Notícia

CRP-PR e parceiros promovem semana de eventos pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Neste mês de maio, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e parceiros promovem uma série de eventos para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece em 18 de maio. A data marca o início do Movimento da Luta Antimanicomial, que aconteceu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental em Bauru, em 1987.  

A manifestação, que deu origem à Carta de Bauru e ao lema “por uma sociedade sem manicômios”, reivindica os direitos das pessoas com sofrimento mental e propõe que elas sejam acolhidas de forma humanizada, diferentemente das intervenções aplicadas pelos manicômios e hospitais psiquiátricos, que isolam os pacientes e praticam, muitas, vezes, atos de violência, abuso e negligência.

A Luta Antimanicomial reforça a necessidade de formas de atenção dignas e diversificadas para a pessoa com sofrimento psíquico, de maneira a garantir o direito à liberdade e o direito a viver em sociedade, lutando contra o estigma da loucura.

Campanha 2018

A campanha do CRP-PR para o Dia da Luta Antimanicomial deste ano tem como slogan “Saúde não se vende, louco não se prende: quem tá doente é o sistema social”. A frase, usada originalmente em um samba-enredo no carnaval do Rio de Janeiro nos anos 1990, chama atenção para os objetivos do movimento, assim como para os retrocessos que vivemos atualmente em relação aos direitos à dignidade e ao respeito das pessoas com sofrimento mental garantidos pela lei nº 10.2016 de 2001, mais conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica.

Entre os problemas enfrentados atualmente estão a nova Política Nacional de Saúde Mental e a Resolução 01/2018 do Conselho Nacional de Política sobre Drogas, que, entre outras medidas, ampliam o financiamento dos hospitais psiquiátricos e de instituições privadas, como as comunidades terapêuticas, o que prejudica o financiamento das políticas públicas. Além disso, já se percebe o fechamento de equipamentos de saúde mental em alguns municípios, o que intensifica a relevância desse debate.

Programação

Confira as atividades confirmadas para a semana da Luta Antimanicomial.