Pesquisar
Close this search box.

Notícia

11º CNP, Mês do Orgulho LGBTQIA+ e Comissão Étnico-Racial permanente: Confira agora as notícias de junho

Aqui você encontra um resumo das principais notícias do CRP-PR de junho enviadas pela newsletter. As(os/es) inscritas(os/es) recebem novidades, convites e atualizações do CRP-PR em seus e-mails.

O novo regimento submetido ao Conselho Federal de Psicologia e aprovado após o 11º Congresso Regional da Psicologia do Paraná (COREP-PR), aprova a mudança na caracterização da Comissão Étnico-Racial (CER), que passa a ser permanente, ou seja, não poderá ser dissolvida por uma gestão como acontece com as Comissões Especiais Temáticas. A decisão marca uma conquista há muito almejada pela instituição,, e garante mais estabilidade para as discussões sobre o racismo e a Psicologia antirracista, que constitui importante viés do combate às violações de direitos humanos.

Leia a notícia completa no site do CRP-PR

No dia 03 de junho, o Núcleo de Pessoas com Deficiência da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e a Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP) promoveram a reunião aberta “Psicologia Anticapacitista nas Instituições de Ensino Superior”.

O encontro contou com a participação de coordenações e representantes de cursos de graduação, profissionais e estudantes de Psicologia. A Psicóloga Alayde Maria Pinto Digiovanni (CRP-08/01490), professora da Unicentro e membro da ABEP, ressalta a importância do evento: “nós, da ABEP, apoiamos atitudes como essa porque precisamos ter formação em uma Psicologia de fato anticapacitista. Os princípios que orientam nossa ação profissional devem ser na direção da garantia de direitos. 

Assista a gravação da reunião disponível no canal do CRP-PR

CRP-PR em ação

Atuação do CRP-PR e seu compromisso com o exercício profissional ético em defesa dos Direitos Humanos, da diversidade e no combate às violências

O CRP-PR, bem como o Sistema Conselhos de Psicologia, tem um histórico de defesa dos Direitos Humanos na atuação profissional de Psicólogas(os/es). Nesse sentido, o CRP-PR respondeu às dúvidas mais recorrentes no âmbito do regimento em casos de posicionamentos que sejam contra os princípios éticos da profissão. Saiba mais no site do CRP-PR

11º CNP: delegação do Paraná contribui com diretrizes para a Psicologia

Entre os dias 02 e 05 de junho, a delegação do Paraná participou do 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que aconteceu em Brasília sob o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”.

Relembre aqui o processo de eleição de delegadas(os/es) e a definição de propostas do Paraná.aiba mais sobre o evento em publicação do CFP clicando aqui.

JUNHO | Mês do Orgulho LGBTQIA+

No dia, 28 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, em alusão à Rebelião de Stonewall, um histórico episódio de luta por respeito, protagonizada por travestis – entre elas negras e latinas – que incentiva a reivindicação pelo reconhecimento de direitos em todo mundo. A data é de extrema importância para comemorarmos as conquistas das pessoas e coletivos LGBTQ+, mas também para combatermos as violências contra este público ainda tão presentes em nossa sociedade.

Neste dia, Conselhos e profissionais de Psicologia vêm reafirmar: a sexualidade é elemento constituinte da subjetividade, e sua pluralidade reflete a riqueza da diversidade humana. Deste modo, reconhecemos como legítimas e saudáveis as diversas manifestações da sexualidade, sendo sua livre vivência e expressão um direito humano.

Para celebrar a data, o CRP-PR marca seu posicionamento em defesa de uma Psicologia acolhedora das diversidades. Veja a seguir:

CRP-PR ressalta compromisso social da Psicologia na Câmara Municipal de Curitiba

No dia 29 de junho, representantes do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) estiveram no Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para um espaço de diálogo com vereadoras e vereadores. Na ocasião, a Psicóloga presidenta do CRP-PR Renata Campos Mendonça (CRP-08/09371) indicou a vereadoras e vereadores presentes como a presença e valorização de profissionais de Psicologia é fundamental na prática das políticas públicas, e destacou a necessidade de investimento e aprimoramento das políticas municipais de educação, assistência social, atenção básica em saúde e saúde mental.

Leia a reportagem completa sobre a presença do CRP-PR na Câmara Municipal de Curitiba:

Datas Comemorativas

30 de junho:  Dia Mundial da(o) Refugiada(o)

“Ultrapassamos a marca de 100 milhões de pessoas que precisam se deslocar forçadamente de seus locais de origem. Esse número inclui refugiadas(os/es), repatriadas(os/es), apátridas, deslocadas(os/es) internas(os/es) e requerentes de asilo. Os motivos são da ordem do insuportável, e parecem sempre em vias de aumentar. O número de migrantes internacionais em todo o globo é ainda maior: são 281 milhões de pessoas.”

Texto produzido pela Psic. Rima Awada Zahra (CRP-08/17102), especialista em psicologia clínica na abordagem sistêmica, com experiência no atendimento de migrantes e refugiados, representante do CRP-PR no Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas (CERMA).

Pesquisa: Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?

Ainda é possível participar da nossa pesquisa “Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?”,  indicando qual a sua área de atuação e vínculo profissional.

O preenchimento é simples e pode ser realizado em menos de dois minutos. Com as informações*, queremos que a nossa comunicação com você seja mais assertiva e direcionada ao seu interesse profissional

*Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 13.709/18, o sigilo das informações prestadas será resguardado; os seus dados permanecerão no âmbito do Conselho e não serão divulgados ou compartilhados.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.