Notícia

10ª Conferência Estadual de Saúde conta com transmissão online

As Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais de Saúde são fóruns de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada por meio de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Tratam-se de instrumentos que fazem a base de sustentação do SUS por auxiliarem na mediação entre governo e sociedade, mais importante ainda pelo momento atual de afirmação democrática na concepção da gestão do interesse público na área da saúde.

Todo processo de descentralização e municipalização da saúde condiciona-se a existência legal da instância do controle social, o conselho de saúde, ainda que persistam entraves culturais e políticos para que esse exercício se faça pleno e de direito. Neste sentido, o Estado do Paraná tem como desafio discutir e apontar diretrizes para a saúde no século XXI, apostando no cidadão, como representante de uma opinião pública, interessado em desfrutar de melhor qualidade de vida.

Conferências estaduais e municipais antecedem a Conferência Nacional e são realizadas em todo o país. Elas tratam dos mesmos temas já previstos para a etapa nacional e servem para discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional. Também neste espaço que será realizada a Eleição e homologação das entidades para compor o Conselho Estadual de Saúde do PR – CES/PR, gestão 2012 a 2015.

10ª Conferência Estadual de Saúde ocorre entre os dias 17 a 19 de outubro de 2011 no Centro de Convenções do Paraná, município de Curitiba e pela primeira vez terá parte transmitida via webconferência possibilitando que qualquer pessoa com acesso à internet possa assistir.

Confira a programação:

17/10/2011 – 19h
Solenidade de Abertura Palestra magna: “SUS – Patrimônio do Povo Brasileiro”
Palestrante: Senhora Clair Castilho
Mediador: José Carlos Leite – Coordenador da 10ª CES

18/10/201 – 9h às 12h
Mesa redonda e debate: “Construindo as Redes de Atenção à Saúde no Paraná”
Representante da SESA, segmentos dos usuários, segmento dos trabalhadores, prestadores e Ministério Público do Paraná.
Michele Caputo Neto – Secretário de Estado da Saúde
Marco Antonio Teixeira – Procurado de Justiça-MP/PR
Simone Peruzzo – ABEN/PR
Rosalina Batista – ASSEMPA
Odete Correia A. de Oliveira – HU/UEM
Mediadora: Rosita Márcia Wilner – Presidente do CES/PR

18/10/2011 – 18h às 20h
Eleição e homologação das entidades para compor o CES/PR gestão 2012 a 2015

19/10/201 – 18h às 12h30
Plenária final

19/10/2011 – 14h às 16h
Continuação da plenária final

19/10/2011 – 16h às 18h
Eleição e homologação dos/as delegados/as para a 14ª Conferência Nacional de Saúde

19/10/2011 – 18h
Encerramento

A transmissão da Conferência poderá ser assistida ao vivo ou baixada depois de sua exibição no site da Escola de Saúde Pública do Paraná. Os espectadores podem enviar mensagens via chat, as quais serão lidas ao vivo.

Para acessar a webconferência, digite o endereço www.escoladesaude.pr.gov.bre clique no banner laranja ao lado direito da tela.

Contato para problemas técnicos: webespp@sesa.pr.gov.br

Dúvidas: acesse o site da Escola de Saúde (acima) ou pelo telefone (41) 3342-2293 ramal 228 (antes do dia da web) ou (41) 8406-4050 (Fernão – durante a web). 

Rolar para cima