XVI EPP e II CIPTF | Minicurso trabalhará com a metodologia IRDI na prevenção em saúde mental de bebês

Diversos temas serão abordados nas palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas do XVI Encontro Paranaense de Psicologia e II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira, entre os dias 22 e 25 de agosto em Foz do Iguaçu. As(Os) inscritas(os) poderão participar do minicurso conduzido pela Psicóloga Rosa Maria Marini Mariotto (CRP-08/03220) sobre o Protocolo dos Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil, mais conhecido como IRDI.

Os 31 indicadores clínicos qualificam a qualidade do laço entre bebê e o seu cuidador, como parentes, educadores e profissionais da saúde. A ausência desses indicadores, durante os 18 primeiros meses de vida da criança, aumenta o risco de desenvolvimento de problemas psíquicos. Ao identificar essa possibilidade, as(os) profissionais da saúde ou educação podem intervir para promover a saúde mental da primeiríssima infância.

O minicurso é planejado aos moldes dos cursos de formação para a utilização do roteiro IRDI. A experiência será dividida em dois momentos: no primeiro, as(os) participantes receberão o roteiro e a apostila para acompanhar os dispositivos teóricos que sustentam o material. Em seguida, a plateia será convidada a assistir um filme que trata a situação de uma mãe com o seu bebê, para que aconteça a simulação da aplicação dos indicadores do roteiro.

Segundo Rosa Maria, o roteiro IRDI possibilita que a(o) profissional possa detectar sinais de dificuldade nos laços afetivos e, então, intervir e prevenir o desenvolvimento de psicopatologias com origem na primeiríssima infância.

Serviço

XVI Encontro Paranaense de Psicologia (EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (CIPTF)

Quando: 22 a 25 de agosto

Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center (Av. Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu)