XVI EPP e II CIPTF | Análise de contos de fada na Psicologia Analítica será tema de minicurso

O XVI Encontro Paranaense de Psicologia (EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (CIPTF) acontecerão na cidade de Foz do Iguaçu, durante os dias 22 e 25 de agosto. Entre as atividades que tratam das diversas áreas de atuação da Psicologia, o Instituto Junguiano do Paraná realizará a mesa-redonda “Um olhar analítico para o fracasso e as diferenças”, no dia 24, e um minicurso, entre os dias 23 e 25.

O minicurso tem como tema a análise simbólica dos contos de fada através da perspectiva junguiana, e será conduzido pela Psicóloga e candidata a membro do Instituto, Rafaela Boiczuk de Toledo (CRP-08/14632). De acordo com ela, a análise de contos de fada é uma técnica rica e complexa que lida com o inconsciente coletivo.

O conteúdo dos contos trabalha com questões que continuam existindo mesmo com o passar do tempo. Rafaela explica que o conto de fada pode dizer muito a respeito daquele que lê e interpreta a história, o que é benéfico para a construção de um diálogo interno. As imagens, sejam visuais ou psíquicas, podem refletir o que o individuo está passando em sua vida, e assim, amplificar a consciência daquilo que ele sente e traz para a terapia.

O minicurso não irá apenas transmitir aspectos fundamentais da teoria junguiana na análise de contos, mas também pretende estimular um espaço de discussão e criação. Serão analisados contos brasileiros e da região sul, e cada participante poderá fazer paralelos dentro de suas abordagens e áreas de atuação.

Serviço

XVI Encontro Paranaense de Psicologia (EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (CIPTF)

Quando: 22 a 25 de agosto

Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center (Av. Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu)