Prefeitura de Curitiba renova contrato de estágio para Psicologia e oferece novas vagas

A Prefeitura de Curitiba ampliou as vagas ofertadas para estudantes de Psicologia no programa Direito Inclusivo Assegurado, além de renovar o contrato dos estudantes que já estavam em atividade.

Os estagiários atuam como apoio aos estudantes em processo de inclusão que frequentam os centros municipais de educação infantil e as escolas municipais, tendo na atividade prática monitorada o desenvolvimento das atividades que terão na carreira profissional.

“A oportunidade do estágio é muito importante para a formação das pessoas. Atuar na prática, com o acompanhamento e mentoria de um profissional é norteador para a carreira profissional que irão seguir”, comenta o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira.

A estudante de psicologia Regiele Paulista renovou o estágio que está fazendo na Escola Municipal Cerro Azul e disse, em entrevista à agência de notícias da Prefeitura, que está animada com a possibilidade de continuar o aprendizado na prática: “É muito gratificante atender as pessoas que precisam e ao mesmo tempo desenvolver as atividades aprendidas no curso de Psicologia. Vim renovar o estágio e já sei que é essa carreira que quero seguir.”

Informação equivocada

No início deste ano, uma informação circulou entre os estudantes de que o CRP-PR estaria vetando a renovação dos contratos referentes a esses estágios. A instituição, embora tenha acompanhado a oferta de vaga, esclareceu que enquanto estiverem sendo observadas as exigências da lei nº 11.788/2008, a Lei do Estágio, não compete a este órgão a aprovação ou bloqueio dos contratos de estágio.

A legislação, que normatiza os estágios em todas as áreas do conhecimento, não só da Psicologia, foi definida pelo Congresso Nacional e se aplica a todo o território brasileiro. Segundo a norma, está prevista a presença de um “funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente”.

O CRP-PR entende a importância dos estágios na formação acadêmica dos estudantes e atua, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, para esclarecer dúvidas e colaborar para que os acadêmicos tenham acesso a experiências enriquecedoras em suas trajetórias profissionais, como esta oferecida pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

com informações da Prefeitura de Curitiba