Pesquisas

Este é um canal de divulgação de pesquisas científicas relacionadas à Psicologia. As pesquisas disponíveis foram analisadas por uma equipe de colaboradoras(es) de Comissões Especiais (Temáticas) correlatas à área em questão e pela Comissão de Orientação e Fiscalização. Se você deseja divulgar uma pesquisa, envie o projeto e a aprovação no Comitê de Ética em pesquisa da sua Instituição de Ensino Superior (IES) para o e-mail comunicacao08@crppr.org.br. O CRP-PR mantém as divulgações por um prazo de seis meses e não se responsabiliza pelo encerramento anterior a este prazo, ficando a cargo do(a) pesquisador(a) comunicar o encerramento.

PRÁTICAS DISCURSIVAS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PSICÓLOGAS(OS)
Promovido por:
Tatiane Pecoraro (CRP-08/14129) sob orientação e supervisão do Profo. Dr. Leonardo Lemos de Souza.
Descrição: Nossa intenção é entrar em contato com o maior número possível de profissionais de Psicologia de diferentes regiões do Paraná, que identifiquem em sua prática cotidiana questões sobre gênero e sexualidade. Assim, esta pesquisa tem por objetivo conhecer os discursos sobre gêneros e sexualidades de Psicólogas(os) a partir das narrativas de suas experiências profissionais. Além de identificar as práticas psicológicas em relação as diversidades sexuais e de gênero; analisar quais e como são produzidos os discursos sobre gêneros e sexualidades veiculadas nas práticas dos profissionais de Psicologia; e por fim possibilitar o desenvolvimento de reflexões e problematizações sobre os discursos das(os) profissionais de psicologia sobre gêneros e sexualidades.

Esta pesquisa está sendo realizada através de um questionário online – construído na plataforma Google Forms – estruturado em duas sessões: a) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e informações pessoais, estas apenas para registros da pesquisadora; b) questionário semi-estruturado, de fácil e rápido preenchimento.

Para participar desta pesquisa você deverá:

  1. Eletronicamente aceitar participar da pesquisa, o que corresponderá à assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
  2. Responder ao questionário on-line.

É imprescindível ressaltar que as informações por você fornecidas serão preservadas, garantindo total sigilo e anonimato acerca de sua identidade.

Por favor, se possível, nos auxilie encaminhando este e-mail às(aos) suas(seus) colegas Psicólogas(os), a fim de que tenhamos um grande número de participantes, garantindo a amplitude e densidade deste estudo, bem como a possibilidade de utilizar as informações dele provenientes para o aprimoramento desta temática.
Link da pesquisa: Atuação Profissional de Psicólogas(os) sobre Gênero e Sexualidade
Contatos da pesquisadora: tatianepecoraro@yahoo.com.br
Publicado em: 08/07

O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA(O) PSICÓLOGA(O) NA ÁREA DE CARDIOLOGIA
Promovido por:
Andressa Marianne Salles Engelmann (orientadora) e Michelly Canarines (orientanda)
Descrição: A pesquisa será exploratória, a metodologia a ser utilizada será a qualitativa para a coleta de dados, sendo a técnica de amostragem utilizada a não probabilística por conveniência, em que o pesquisador recorre à pessoas que estão ao seu alcance e que voluntariamente se dispõe a participar da pesquisa. Serão selecionadas(os) 10 profissionais, para ter acesso ao público alvo da pesquisa.  Além das duas formas anteriormente citadas, a pesquisadora realizará publicações nas redes sociais tais como Facebook e Whatsapp com objetivo de expor a pesquisa, assim como localizar participantes dentro do perfil desejado. A pesquisa será realizada via online survey, sendo realizado um questionário contendo 6 questões, a ser enviado aos participantes via e mail, Whatsapp ou Facebook, dependendo da preferência individual do participante.
Objetivo Primário:
Mapear os manejos da atuação da(o) Psicóloga(o) na área da cardiologia
Objetivo Secundário:
Identificar quais são as demandas da(o) Psicóloga(o) na área de cardiologia;
Verificar a metodologia de atendimento realizadas pelas(os) Psicólogas(os) na área de cardiologia;
Constatar aspectos favoráveis e desfavoráveis no contexto da psicocardiologia;
Detectar as diferentes práticas de atuação do psicólogo nos diferentes quadros clínicos.
Link da pesquisa: O exercício profissional da(o) Psicóloga(o) na área de Cardiologia

Contatos da pesquisadora: Michelly_Canarines@hotmail.com
Publicado em: 04/07

 

RITMOS BIOLÓGICOS E A PSICOLOGIA

Promovido por: Universidade Estadual de Santa Cruz – Eduardo Koki Tamura (orientador) e Luisa Soalheiro (mestranda).

Descrição: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório que busca identificar através de questionário em que medida
profissionais e estudantes de Psicologia conhecem e/ou aplicam a cronobiologia em sua prática (texto retirado do parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa).

Link da pesquisa: https://goo.gl/forms/7OS6zzDosuIQ1bCg1

Contatos do pesquisador: cronouesc@gmail.com

Publicado em: 02/04/19

 

A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA

Promovido por: Carolina de Souza Walger (orientadora); Jhonathan Allan Silva, Maria Leiriane De Araújo (orientandos).
Descrição: A presente pesquisa está sendo proposta com o objetivo de identificar os tipos de participação política das(os) profissionais de Psicologia e será realizada através de entrevista semi-estruturada.
Objetivo Primário:
Analisar aspectos referentes à participação política de profissionais de psicologia atuantes em Curitiba.
Objetivo Secundário:
Caracterizar os tipos de participação política dos profissionais de Psicologia; Analisar elementos da história
de vida ligados à participação política anteriores a formação profissional das(os) Psicólogas(os);
Identificar características e acontecimentos durante a graduação em Psicologia ligados à formação política.
Link da pesquisa: Acesse aqui o projeto da pesquisa
Publicado em: 30/05/2019