O XVI Encontro Paranaense de Psicologia (EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (CIPTF) acontecerão entre os dias 22 e 25 de agosto deste ano na cidade de Foz do Iguaçu. Os eventos contam com uma programação diversificada sobre as teorias e práticas na Psicologia. Entre os temas a serem discutidos, a terapia de família e de casal estará presente em um minicurso e em uma oficina.
No minicurso “Terapia de família e de casal na Terapia Relacional Sistêmica”, a Psicóloga Solange Maria Rosset (CRP-08/00204) apresentará o histórico e a teoria da abordagem, além de trazer exemplos e as posturas específicas no atendimento clínico.
O tema será aprofundado na oficina vivencial “Famílias e casais – desafios para o terapeuta”. Os participantes serão convidados a pensar quais questões precisam ser trabalhadas em si mesmos para aprimorar suas práticas enquanto terapeutas. Solange explica que “quanto mais consciência eu tenho com as minhas questões de origem, mais hábil serei como terapeuta, e melhor enxergarei as aprendizagens necessárias de cada família ou casal em terapia”. Ela complementa que é importante combinar o trabalho pessoal com a bagagem técnica.
Na Terapia Relacional Sistêmica, os padrões de funcionamento acontecem em três pilares: consciência, aprendizagem e mudança. Segundo a Psicóloga, esse processo aplicado na terapia deve ser o mesmo realizado pelo próprio terapeuta com as suas questões. Para Solange, se há consciência, terapia, supervisão e formação da(o) profissional, mais preparado ele estará para atuar.
A Psicóloga afirma que, frente às novas configurações e situações familiares, as(os) terapeutas são colocadas(os) em cheque sobre os seus valores e seus próprios assuntos familiares. Por isso, ela enfatiza a necessidade de a(o) profissional se livrar de preconceitos e dificuldades pessoais com os temas de seus pacientes.
Palestra
Solange também apresentará uma palestra no dia 23 de agosto, aberta à comunidade, sobre o “Equilíbrio entre profissional, pessoal e familiar”. Ela irá propor uma reflexão sobre como é possível integrar essas áreas da vida, de maneira a encontrar um equilíbrio e aprimorar uma área a partir da outra.
XVI Encontro Paranaense de Psicologia (EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (CIPTF)
Quando: 22 a 25 de agosto
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center (Av. Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu)
Confira mais
XVI EPP e II CIPTF | Minicurso teórico-vivencial trabalhará a arte em terapia
XVI EPP e II CIPTF | Análise de contos de fada na Psicologia Analítica será tema de minicurso
XVI EPP e II CIPTF | Associação Paranaense de Psicodrama realizará atividades no evento
XVI EPP e II CIPTF | Várias etapas do desenvolvimento humano serão trabalhadas em atividades
XVI EPP e II CIPTF | Psicologia Ambiental será tema de atividades no evento
Para mais informações sobre a programação dos eventos, acesse o site www.epp.crppr.org.br