CRP-PR assina termo de cooperação na área de emergências e desastres

Da esquerda para a direita: Francisco Mario Pereira Mendes (Cons. Tesoureiro do CRP-PR), Capitão Eduardo Gomes Pinheiro (chefe do CEPED) e João Baptista Fortes de Oliveira (Presidente do CRP-PR)

 

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) assinou na última sexta-feira (22) um acordo de cooperação técnica e científica com o CEPED (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres). Com a aproximação, o CRP-PR passa a integrar a Redesastre (Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica), que une instituições com interesse na produção e disseminação de conhecimento para a redução dos riscos de desastres.

Uma série de ações já está programada a partir da parceria formalizada na última semana. No dia 30 de setembro, o CEPED, com o apoio do CRP-PR, traz a Curitiba a palestra “Prevendo a resiliência das comunidades em um contexto de mudanças climáticas”, com o professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa José Palma-Oliveira.

A palestra, que é voltada para Psicólogas(os), estudantes e demais profissionais que atuam na gestão integral de riscos e desastres, será realizada no auditório Mário Lobo (localizado no Palácio das Araucárias), das 9h30 às 12h. A inscrição é gratuita e deve ser feita clicando aqui.

 

Cursos de capacitação

Outra atividade prevista é o ciclo de cursos de capacitação “Intervenção e Saúde Mental em Desastres”. As etapas ocorrerão em Curitiba (26 e 27 de outubro), Cascavel (17 e 18 de novembro), Londrina (24 e 25 de novembro) e Maringá (01 e 02 de dezembro) com o seguinte conteúdo:

– A política nacional de proteção e defesa civil e a gestão integral de riscos e de desastres;

– A Psicologia na gestão integral de riscos e de desastres;

– O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED-PR) e sua estrutura em rede;

– Representações sociais, identidade e identificação;

– Do trauma individual ao trauma coletivo: uma introdução;

– Apoio psicossocial em desastres: a importância dos primeiros cuidados psicológicos;

– Luto coletivo;

– A gestão da saúde psicológica na PMPR e a atuação no pós-trauma dos profissionais de Segurança Pública;

– Atuação da Psicologia em situações de desastres.

 

Mais informações serão disponibilizadas em breve.

 

Solenidade

A assinatura do termo de cooperação, que formaliza uma parceria que já vinha sendo tratada entre as instituições, aconteceu em solenidade no Gabinete do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Élio de Oliveira Manoel. Além do chefe do CEPED, Capitão Eduardo Gomes Pinheiro, estiveram presentes o Presidente do CRP-PR, João Baptista Fortes de Oliveira (CRP-08/00173), e o Conselheiro Tesoureiro, Francisco Mario Pereira Mendes (CRP-08/01774). Ainda, a Universidade Estadual do Paraná foi representada pelo Vice-Reitor, Sydnei Kempa.

O Presidente do CRP-PR destacou que este é um espaço importante para a Psicologia. “Firmamos esta parceria em um momento oportuno e pretendemos desenvolver e multiplicar as ações”, disse.

 

Leia também

>> Psicólogas paranaenses participam de projeto de ampliação da rede de Psicologia ligada à redesastre
>> CRP-PR e CEPED firmam parceria para curso em área de emergências e desastres