10º Congresso Regional da Psicologia do Paraná (COREP)
e 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP)

Em agosto de 2019, Psicólogas e Psicólogos de todo o Brasil escolherão novas chapas de representantes para os Conselhos Regionais e para o Conselho Federal de Psicologia. Antes do processo eleitoral, porém, os Conselhos de cada Estado promoverão um longo processo democrático, do qual você pode fazer parte, para definir as diretrizes que nortearão os três anos da gestão. 

Os objetivos do 10º COREP são:

a)     Promover a organização e mobilização das(os) Psicólogas(os) do Paraná para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão;

b)     Garantir a participação das(os) Psicólogas(os) no processo de deliberação acerca das ações a serem desenvolvidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), favorecendo e valorizando seu protagonismo e auto-organização em relação às etapas que precedem o Congresso Nacional da Psicologia (CNP);

c)     Eleger propostas referentes ao tema do 10º Congresso Nacional da Psicologia (10º CNP) que subsidiem as diretrizes políticas a serem implementadas e/ou reguladas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) para o próximo triênio (2019-2022);

d)     Definir políticas regionais referentes ao tema do 10º CNP para serem encaminhadas ao CRP-PR e por este implementadas;

e)     Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do XIV Plenário do CRP-PR, na Gestão 2019-2022;

f)      Eleger as(os) delegadas(os) para o 10º CNP, que será realizado nos dias 30 e 31 de maio, 01 e 02 de junho de 2019.

Eventos Preparatórios e Pré-Congressos

No Paraná, a agenda dos chamados Pré-COREPs conta com eventos a partir de outubro de 2018 até março do próximo ano. Toda(o) Psicóloga(o) com registro ativo e situação financeira regular junto ao CRP-PR (adimplente) pode participar de um Pré-COREP, instância na qual se debatem questões relativas à Psicologia como ciência e profissão, e se candidatar a ser delegada(o) no COREP. Também podem participar estudantes de Psicologia, convidadas(os) e observadoras(es). O direito a voz é garantido a toda(o) Psicóloga(o) e o direito a voto é restrito a um Pré-Congresso da escolha da(o) profissional.

Também é possível enviar propostas online (ver formulário abaixo) para serem apreciadas no Pré-COREP de escolha da(o) Psicóloga(o).  As propostas devem ser orações únicas, sem encaminhamentos, e devem respeitar os eixos previamente estabelecidos (ver abaixo). 

Nesta fase são escolhidas(os) as delegadas(os) que irão representar a região no 10º Congresso Regional da Psicologia do Paraná (COREP), na proporção de um delegado para cada duas pessoas presentes. 

As discussões e propostas, desde esta etapa, devem estar alinhadas ao tema do 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP): O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas sociais e culturais. Dentro desta temática, as propostas devem estar alinhadas a um dos três eixos definidos pelo regulamento do 10º CNP:

1º:  Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos

2º: O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos

3º: Do Exercício Profissional

Confira, abaixo, o cronograma dos Pré-COREPs no Paraná

19h45 – Bonsenhor Contabilidade (Alameda Cel. Elizio Pereira, 743, Estradinha, Paranaguá-PR) 

19h – Faculdade Uniguaçu (Rua Padre Saporiti, 717, Nossa Sra. do Rócio, União da Vitória-PR) 

14h – Unipar (Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, Centro, Umuarama-PR) 

19h – Colégio Casucha (Rua Alvaro de Abreu, 213, Jardim Egea, Santo Antônio da Platina-PR)

19h – Auditório do Centro Hospitalar de Reabilitação (Rua Quintino Bocaiuva, 329, Cabral, Curitiba-PR)

14h – FADEP (Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100, Frafon, Pato Branco-PR)

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Mais informações em breve!

Participação online

Você também poderá participar dos Pré-COREP através do envio de propostas online. Acesse o link abaixo, preencha o formulário e escolha em qual Pré-COREP você gostará que sua proposta seja apreciada.

10º Congresso Regional da Psicologia do Paraná (COREP)

Após a realização dos Pré-COREPs, as propostas aprovadas em cada região são levadas a discussão pelas(os) delegadas(os) no 10º Congresso Regional da Psicologia do Paraná (COREP), marcado para acontecer nos dias 30 e 31 de março de 2019 em Curitiba.

As propostas votadas nesta etapa serão levadas para o 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). É também durante o 10º COREP que serão escolhidas(os) as(os) delegadas(os) para representar o Paraná em Brasília, no 10º CNP.

 

10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP)

O processo de formação das diretrizes que nortearão as gestões regionais e federal no próximo triênio é finalizado no 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que será realizado em Brasília-DF entre os dias 30 de maio e 02 de junho. Neste momento, as delegações regionais votam as propostas e, uma vez aprovadas, elas formam o Caderno de Deliberações.