Controle Social: participação do Paraná se destaca entre Regionais

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) é o Regional com maior participação em instâncias de Controle Social e de incidência política, de acordo com a pesquisa “Representações Institucionais e Incidência Social e Política do Sistema Conselhos de Psicologia”, realizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atualmente, o CRP-PR incide em 60 fóruns, o maior número entre os Conselhos Regionais. O CFP, por sua vez, participa de 70 espaços.

A participação do CRP-PR abrange os mais diversos eixos de representação social e política. Dentre as 14 categorias consideradas pela pesquisa, como Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, o CRP-PR possui vagas em oito.

 

É importante lembrar que este é um movimento fundamental, sobretudo neste momento de desmontes e ataques às políticas sociais que o Brasil atravessa.
O estudo tem o objetivo de dar visibilidade à incidência social e política nos espaços com representação dos Conselhos de Psicologia. Esta participação é importante para defender e garantir os direitos sociais a toda a sociedade, monitorando e fiscalizando as políticas públicas e a intervenção do Estado. César Fernandes (CRP-08/16715), Psicólogo e Assessor Técnico em Políticas Públicas do CRP-PR, reforça a atuação do Conselho nesse sentido: “O CRP-PR tem trabalhado para ampliar a participação da categoria nos espaços de controle social, não apenas em quantidade, mas também em qualidade de representação. É importante lembrar que este é um movimento fundamental, sobretudo neste momento de desmontes e ataques às políticas sociais que o Brasil atravessa”.

 

Para ver a pesquisa na íntegra, clique aqui para acessar as representações por tema e aqui para acessar o arquivo por Regional.

 

A lista atualizada da participação do CRP-PR nas instâncias do Controle Social você confere aqui.