Revista Contato lança campanha “A Psicologia da Gente” e traz outros destaques

O que a preparação de viagens espaciais, o desenvolvimento de assistentes virtuais, o estudo dos hábitos de consumo e a compreensão da sexualidade humana têm em comum? A Psicologia. A matéria de capa desta edição faz um apanhado de possibilidades de atuação para mostrar que a Psicologia muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo. O texto faz parte da campanha “A Psicologia da Gente”, que marca o Dia da(o) Psicóloga(o) 2019.

Fazemos também um convite: que tal repensarmos nossas certezas? Uma pesquisa do Instituto Ipsos procurou saber como está a nossa percepção de realidade diante de temas como migrações, violência e aquecimento global. O resultado indicou que muitas vezes sabemos muito pouco e vemos o mundo sob lentes distorcidas.

A realidade parece muito incerta também quando o assunto é previdência. Uma reforma está para vir, mas com o vai e vem do jogo político é difícil prever quais exatamente serão as mudanças. Mas, para pensar nos impactos das transformações que vão acontecer – ou já estão acontecendo –, conversamos com três Psicólogas e descobrimos como a Psicologia pode nos ajudar a repensar o mundo do trabalho.

A edição traz ainda informações da Comissão de Orientação e Fiscalização e da Comissão de Ética, além de uma importante reflexão sobre a população indígena e seus desafios. O CRP-PR esteve, pela primeira vez, no Acampamento Terra Livre, o maior fórum de discussão sobre direitos sociais e políticas públicas dos povos indígenas no Brasil, e a partir desta experiência faz uma retomada sobre as principais demandas destes povos, como demarcação de terras e atenção em saúde com um olhar voltado às especificidades étnicas.

Boa leitura!