Comissões

O que são as Comissões Especiais (Temáticas)?

As Comissões Especiais (Temáticas) são compostas por Psicólogas(os) e têm como objetivo reunir profissionais com interesses afins para construir uma aproximação entre o Conselho e o dia a dia da(o) Psicóloga(o). As Comissões discutem referências teóricas e técnicas, organizam eventos, promovem interação da Psicologia com a sociedade e subsidiam tecnicamente o plenário do CRP. Para isso, realizam discussões e trabalhos técnicos, auxiliando as(os) conselheiras(os) nos posicionamentos e deliberações da autarquia.

As Comissões são subdivididas em áreas de atuação da Psicologia e possuem uma/um coordenadora/coordenador e um calendário de reuniões.

Clique aqui para verificar as Comissões constituídas

Como participar das Comissões?

Para participar das Comissões, a(o) Psicóloga(o) deve preencher a ficha de interesse (clique aqui) e enviar para comissoes08@crppr.org.br. A(O) profissional deve participar de pelo menos três reuniões da Comissão para que seu nome seja apreciado em plenária e aprovado como colaboradora/colaborador. Neste momento, a(o) Psicóloga(o) recebe uma portaria para representar o Conselho, isto é, participar de entrevistas, atividades e das próprias plenárias do CRP-PR como colaboradora/colaborador da autarquia.

Art. 3º – Para ser nomeada(o) colaboradora(colaborador), a(o) Psicóloga(o) deverá satisfazer as seguintes condições:
I – Pleno gozo dos direitos profissionais;
II – Não estar sofrendo penalidade por infração ética, disciplinar e/ou administrativa;
III – Estar ciente e de acordo com o Regimento Interno do CRP-PR, da legislação vigente acerca da Psicologia e da presente Resolução;
IV – Estar ciente e de acordo com o Termo de Compromisso e Adesão ao Serviço Voluntário para colaboradoras(es), assinado junto com a Portaria de Nomeação.

O que é a portaria de colaboradora/colaborador?

As(Os) Psicólogas(os) que compõem as Comissões são chamados de colaboradoras(es), nomeadas(os) por meio de uma portaria interna do CRP-PR. A portaria é um documento emitido pelo Conselho e assinado pela(o) Psicóloga(o), no qual a(o) profissional se compromete a participar da Comissão estando ciente das suas atribuições.  

Art. 5º – São atribuições das(os) colaboradoras(es):
I – Representar o CRP nas atividades da comunidade que digam respeito à sua Comissão, respeitando as diretrizes estabelecidas pela mesma, quando indicado para tal fim;
II – Participar das atividades internas da Comissão: reuniões; organização de cursos, conferências, grupos de estudo, elaboração de pareceres técnicos, entre outros;
III – Manter contatos com as demais Comissões, como forma de viabilizar trabalhos com as(os) Psicólogas(os) da região, de acordo com as necessidades locais;
IV – Participar de reuniões externas dentro do interesse da Psicologia, que digam respeito à sua Comissão, para que possa trazer subsídios para os trabalhos da mesma;
V – Elaborar e/ou acompanhar projetos referentes à sua Comissão, conforme a demanda;
VI – Comparecer regularmente às reuniões, conforme disposto no Art. 8° desta Resolução.

O que a(o) Psicóloga(o) precisa para integrar uma Comissão?

Além das condições já citadas para nomeação de colaboradoras(es), é importante que a(o) Psicóloga(o) tenha algum acúmulo e interesse na área de atuação da Comissão, considerando que o trabalho das Comissões Especiais (Temáticas) visa a uma discussão técnica e específica sobre temas da Psicologia.

Para as(os) Psicólogas(os) que têm interesse em colaborar com as atividades das Comissões, mas entendem que seus conhecimentos técnicos em determinada área ainda precisam ser aprimorados, sugerimos a participação na Comissão do Psicólogo Iniciante, que integra Psicólogas(os) recém-formadas(os), transferidas(os) de outros Estados ou que estiveram com o registro cancelado e estão reativando a inscrição.

Clique aqui para verificar as Comissões do Psicólogo Iniciante constituídas

Estudantes podem participar das Comissões?

O CRP-PR entende que a(o) estudante de Psicologia é uma/um Psicóloga(o) em formação. Buscando a aproximação da(o) estudante com o Conselho de Classe, criamos a Comissão de Estudantes. A Comissão reúne acadêmicas(os) de diversas universidades proporcionando um ambiente de trocas entre as(os) estudantes e também organizando ações em defesa da Psicologia como ciência e profissão!

Clique aqui para verificar as Comissões de Estudantes constituídas

Ainda restam dúvidas sobre a participação nas Comissões Especiais (Temáticas)?