Cadernos Temáticos

Caderno Temático de Neuropsicologia

Um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) consiste na definição da atuação pautada na responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, de forma a contribuir para o  desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento
e de prática.
O presente caderno foi elaborado pela Comissão de Neuropsicologia do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) justamente com o intuito de contribuir para o desenvolvimento profissional da categoria e fornecer orientações gerais, de maneira clara e concisa, a respeito da prática da(o) Psicóloga(o) especialista em Neuropsicologia.
Ao considerar a crescente expansão de cursos e do número de profissionais que atuam com Neuropsicologia, torna-se de extrema importância a criação desse caderno, de forma a ampliar o acesso às informações e auxiliar na continuidade das discussões que ainda se mostram presentes.
Esperamos que as contribuições aqui expostas possam ampliar, enriquecer e complementar conhecimentos.

 

Coleção Psicologia em Diálogo

Empreender o diálogo é desafiador, por uma simples razão: diálogo é transformação. Quando alguém se propõe a esta tarefa, certamente não será o mesmo após a experiência. Afinal, quando encontro verdadeiramente outra pessoa eu a transformo e ela me transforma.

Nesta época que vivemos, marcada por individualismos, por competições entre pares, pela política econômica neoliberal e pelo tecnicismo, dialogar é um ato revolucionário. Permitir se deparar com o incerto pode ser encarado como um risco. Entretanto, só produzimos conhecimento a partir do momento em que investigamos o que desconhecemos. A forma de lidar com temas difíceis ou espinhosos é sempre uma escolha pela qual nos responsabilizaremos.
 
Neste país, igualmente imenso em território e desigualdade, é fundamental que as administrações públicas não tenham soluções prontas, mas que procurem a sociedade para, através do diálogo, encontrá-las. Foi com este espírito que fizemos a gestão deste Conselho Regional de Psicologia entre setembro de 2013 e setembro de 2016, e aqui apresentamos um breve recorte deste exercício.
 
Os Conselhos de Psicologia, pela sua função e designação legal, possuem um acúmulo de discussões e ações diferentes da produção acadêmica e científica. Um Conselho Regional recebe milhares de pedidos de orientação por ano, um número superior a dez mil! Para realizar estas orientações com qualidade, são promovidos debates, reuniões e eventos, nos quais são construídos pareceres, notas técnicas, resoluções e também posicionamentos políticos. Desta forma, avaliamos ser pertinente a publicação destes cadernos temáticos com o objetivo de compartilhar com as Psicólogas, com os Psicólogos, com estudantes de Psicologia e, por que não, com a sociedade em geral, o que foi acumulado nestes últimos anos em que estivemos à frente da gestão.
 
Tomamos o diálogo como método e percorremos o Estado do Paraná em uma ação denominada Dialogando, tirando o CRP-PR da inércia. Em vez de andarmos sobre o trilho quase exclusivo da fiscalização, caminhamos sobre a base da orientação, comunicação e compartilhamento de informações. Assim, acolhemos temas ainda pouco debatidos na Psicologia como as questões étnico-raciais, gênero, espiritualidade e práticas alternativas, entendendo que, ao conhecê-los, é potencialmente mais fácil orientá-los para uma prática ética. Por outro lado, temas mais difundidos como Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar/Educacional, Jurídica e Hospitalar foram discutidos a partir de questões atuais.
 
Finalmente, podemos dizer que, empreendendo o diálogo, envolvemos técnicas psicológicas, subjetividade e compromisso social e apresentamos nesta coleção uma parte deste processo.
 
Boas leituras e boas descobertas!
 
 
 
 
Os exemplares impressos dos Cadernos Temáticos estão disponíveis para retirada na sede do CRP-PR em Curitiba – apenas para Psicólogas(os).

 

Coletânea ConexãoPsi