A época das incertezas

Quando a Reforma Trabalhista começou a ser discutida, muita gente saiu em defesa e outros muitos a criticaram. Hoje, cerca de seis meses após a sua aprovação e implementação, a dúvida sobre seus efeitos no mercado de trabalho e na saúde das pessoas ainda paira. A Revista Contato ouviu diversos 
especialistas e eles foram unânimes em dizer que ainda é cedo para tirar conclusões. No entanto, a reportagem traz opiniões e reflexões importantes sobre o papel da(o) Psicóloga(o) neste cenário de incertezas. Além disso, você poderá conferir um texto instigante sobre a atuação de profissionais nas startups e o papel destas novas organizações no mundo do trabalho.
Um balanço sobre ganhos e perdas também é feito em relação à Luta Antimanicomial. A Psicóloga Ludiana Cardozo Rodrigues (CRP-08/01494) traz aspectos que podemos comemorar, como a constituição da Rede de Apoio Psicossocial (RAPS), e desejar, como a ampliação deste modelo de cuidado em liberdade, sem a volta dos manicômios. A resenha da edição, sobre o filme “Nise, o coração da loucura”, faz o coroamento da discussão.
Esta edição da Revista Contato tem ainda um texto delicado sobre o processo da escrita como ferramenta terapêutica, um artigo sobre a influência da família da formação de jovens condutores, uma matéria sobre a relação das pessoas com seus animais de estimação – e o luto com a partida dos bichinhos – e muito mais.
Boa leitura!